A pesquisa constante, a invenção/produção de materiais pedagógicos, a organização dos momentos expressivos cuidadosamente elaborados e pensados para a oficina de arte com bebês... Assim vai sendo estruturada cada nova oficina para esses pequenos participantes!
Já havia visto no site do Sesc Pinheiros de São Paulo, uma exposição/instalação toda organizada para bebês. Foi de lá que surgiram essas mandalas/círculos com tecidos. Queria muito trabalhar na oficina com bebês desse mês as possibilidades das texturas, do tato/contato com tecidos. E me dispus a escolher os tecidos e costurá-los com todo o carinho. Mas na verdade, fui costurando com esta mesma linha de pensamento, outros conceitos, artistas, ideias, proposições e provocações.
Durante a tarde de sábado, com a participação dos bebês e suas famílias, a costura tomou forma: tintas em potes (devido à queda brusca da temperatura, essa foi a opção escolhida para que os bebês pudessem aos poucos ir descobrindo suas texturas, temperatura, se assim fosse de sua vontade, pois os potes também poderiam permanecer fechados, o que é claro, que não aconteceu!), massas de modelar, caixa com muitos retalhos de tecidos para que os bebês pudessem entrar, círculos de muitas cores, texturas e possibilidades, riscantes, e muitas imagens de Leda Catunda, uma artista contemporânea que admiro muito, e tem a presença dos tecidos de forma muito marcante em seus trabalhos.
Impossível expressar com palavras cada gesto, olhar, contato, experimentação vivenciada pelos bebês, mas as imagens a seguir, procuram destacar um pouco dessa tarde ensolarada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário