Ontem, na aula do curso de Especialização em Educação Infantil IENH/ISEI ainda conversávamos sobre o tempo de cada criança, sobre os registros e documentação dos professores, da importância de registrar o que planejamos e que, MUITAS vezes, as propostas não desdobram-se da forma como havíamos planejado.
Pois bem, resolvi relatar a proposta da oficina de Arte de hoje, com crianças de 2 e 3 anos de idade. A proposta girava em torno da história do livro APERTE AQUI, de Hervé Tullet. Mas as crianças não estavam muito interessadas pela história propriamente dita. Mas pelas cores, pelas tintas, pelas misturas entre elas. História? Então porque contá-la? Que tal vivê-la? Fomos diretamente para as misturas de tintas, AMARELO, AZUL e VERMELHO! Que tantas outras cores podem surgir dessa mistura? Homero até nos lembrou do episódio do "Show da Luna", onde descobrem que azul + amarelo= verde! Relações com o visto e com o vivido na prática, com a experiência! Inventar jeitos de pintar, rolando um rolo de massa com plástico bolha para outro amigo, observando as texturas e sobreposição de tintas contidas nos papeis utilizados. Ao mesmo tempo em que isso acontece, também podemos pintar o próprio rosto com essa mesma tinta. Tudo isso acontecendo ao mesmo tempo!
A proposta dessa tarde, primou por respeitar o tempo de cada umas dessas crianças que participaram da oficina, observando seus interesses, trocas, compartilhamentos e incentivando, cada uma, a seu modo e tempo, a experimentar as tintas, texturas e cores, descobrindo as possibilidades criadoras dos materiais a partir do seu contato e relações estabelecidas. E mais uma observação sobre esse momento: a carinhosa participação das mães durante a realização das produções com as crianças!
Um colorido domingo à vocês, mesmo que chuvoso, ou talvez, com pingos de tintas coloridas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário