terça-feira, 30 de outubro de 2012

II ENCONTRO DAS ESCOLAS DE CURSO NORMAL - IEE PAULO FREIRE - São Sebastião do Caí

Nos dias 25 e 26 de outubro, a cidade de São Sebastião do Caí sediou o II Encontro das Escolas de Curso Normal. Ministrei a palestra: Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil e Anos Iniciais - repensando práticas pedagógicas. Retornar para essa cidade foi algo muito gratificante. Minha vida profissional começou nessa escola, quando lá entre os anos de 1996 à 1999, fui aluna do curso de Magistério. Rever professores e muitos alunos participantes que haviam sido meus alunos nos anos iniciais também me faz repensar sobre a minha prática pedagógica. Abordar formas de ensinar arte me motiva a continuar pesquisando e estudando como essas prátivas desdobram-se na escola. De acordo com Barbosa, "Não se trata mais de perguntar o que o artista quis dizer em uma obra, mas o que a obra nos diz, aqui e agora em nosso contexto e o que disse em outros contextos históricos a outros leitores". Nesse panorama foram abordados temas referentes ao uso de imagens em sala de aula, tanto da história da arte quanto imagens midiáticas, de jornal, revistas e o uso das mesmas de forma significativa. Repensar práticas pedagógicas é rever a forma de trabalhar com a linguagem expressiva em sala de aula, as propostas que serão abordadas e desenvolvidas com as crianças de maneira a priorizar o pensamento, refelexão, criticidade, criatividade, inventividade e imaginação, muito além do simples domínio de uma técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário