terça-feira, 30 de outubro de 2012

OFICINA DE ARTE PARA BEBÊS (8 meses à 2 anos)

No dia 27 de outubro, aconteceu mais uma edição da Oficina de Arte para bebês. "É na interação da criança com os objetos de conhecimento (desenho, pintura, modelagem, etc) que o processo expressivo se constitui. Para que este processo seja desencadeado, que tenha significado para as crianças e que possibilite leituras e expressões plurais sobre o mundo são necessárias intervenções pedagógicas desafiadoras". Cunha (1999) 
Partindo desse contexto, as imagens a seguir retratam a experimentação das crianças durante a oficina. "Vamos pintar a mão Beinha"! (Beatriz, 2 anos). Falas como essa representam a necessidade do contato com os materiais expressivos e o quanto essas situações devem ser rotineiras tanto na escola, quanto em casa.
 
















 
 
 

II ENCONTRO DAS ESCOLAS DE CURSO NORMAL - IEE PAULO FREIRE - São Sebastião do Caí

Nos dias 25 e 26 de outubro, a cidade de São Sebastião do Caí sediou o II Encontro das Escolas de Curso Normal. Ministrei a palestra: Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil e Anos Iniciais - repensando práticas pedagógicas. Retornar para essa cidade foi algo muito gratificante. Minha vida profissional começou nessa escola, quando lá entre os anos de 1996 à 1999, fui aluna do curso de Magistério. Rever professores e muitos alunos participantes que haviam sido meus alunos nos anos iniciais também me faz repensar sobre a minha prática pedagógica. Abordar formas de ensinar arte me motiva a continuar pesquisando e estudando como essas prátivas desdobram-se na escola. De acordo com Barbosa, "Não se trata mais de perguntar o que o artista quis dizer em uma obra, mas o que a obra nos diz, aqui e agora em nosso contexto e o que disse em outros contextos históricos a outros leitores". Nesse panorama foram abordados temas referentes ao uso de imagens em sala de aula, tanto da história da arte quanto imagens midiáticas, de jornal, revistas e o uso das mesmas de forma significativa. Repensar práticas pedagógicas é rever a forma de trabalhar com a linguagem expressiva em sala de aula, as propostas que serão abordadas e desenvolvidas com as crianças de maneira a priorizar o pensamento, refelexão, criticidade, criatividade, inventividade e imaginação, muito além do simples domínio de uma técnica.

CIRCUITO DE OFICINAS OMEP - NH

Na manhã do dia 20 de outubro, a IENH foi o cenário de múltiplas oficinas desenvolvidas por diversos profissionais, organizadas pela OMEP de Novo Hamburgo. Lá estive realizando a oficina: Ensino de Artes Visuais: propostas práticas. Os professores e participantes presentes puderam relacionar suas práticas pedagógicas ao Ensino de Artes Visuais na escola, refletindo e repensando formas de desenvolver essa linguagem com as crianças na escola. Não basta apenas destacar que não devemos mais "pintar desenhos prontos" ou "colar bolinhas de papel crepom", é preciso pensar alternativas que possam ir além dessa atividades, que ampliem as leituras de mundo das crianças e que permita pensar sobre as imagens que produzem.




EMEI PEDACINHO DO CÉU - IVOTI

Com o tema: "Artes Visuais na Educação Infantil", na EMEI Pedacinho do Céu, na cidade de Ivoti, RS, foi possível pensar um pouco mais a respeito de como trabalhar com as Artes Visuais desde o berçário. No dia 09 de outubro, os professores da escola, puderam refletir, questionar, conversar e experimentar algumas propostas de trabalho nesta linguagem. Segundo Cunha (1999), "é na interação da criança com os objetos de conhecimento (desenho, pintura, modelagem, etc) que o processo expressivo se constitui. Para que este processo seja desencadeado, que tenha significado para as crianças e que possibilite leituras e expressões plurais sobre o mundo são necessárias intervenções pedagógicas desafiadoras". Pode-se pensar também que é importante que o professor enquanto mediador do precesso expressivo infantil, materiais e as imagens, possa continuar também aprimorando sua linguagem expressiva. Desse modo destaco a importância de realizar as formações de professores unindo teoria e experimentação prática.
 
 

domingo, 7 de outubro de 2012

1ª GINCANA ARTÍSTICA DO MIRABOLANDO!

Desenhando Arte e Aquarelas foram as duas esquipes da 1ª Gincana Artística do Mirabolando! A partir do "Livro das Caras", a gincana focou-se no tema dos retratos e autorretratos. Partindo de muita colagem, desenhos e pinturas, os participantes puderam realizar suas produções, que tinham como objetivo possibilitar o desenvolvimento de trabalhos coletivos. Para finalizar, trabalhamos com arte efêmera e arte contemporânea e com as obras do artista Vik Muniz. Nesse momento a gincana ficou muito "saborosa", pois surgiram inúmeros retraros com doces! A equipe Desenhando Arte ficou em primeiro lugar com 113 pontos e a equipe Aquarelas em segundo lugar com 95 pontos. Delicie-se com as imagens!