terça-feira, 16 de setembro de 2014

ENSINO DE ARTES VISUAIS EM IVOTI

Após tantas vezes estando em Ivoti, para conversarmos sobre o Ensino de Arte, sinto-me em casa! E quem me conhece sabe o quanto as casas são importantes para mim! Mais uma vez fui muito bem recebida nessa querida cidade e agradeço pelas valiosas trocas de aprendizagens, conhecimentos compartilhados e pensares sobre o ensino de Arte para nossas crianças! Para mim, uma manhã de sábado muito agradável e inspiradora! Deixo a imagem da história que abriu nossa roda de conversa! 


OFICINA ARTÍSTICO LITERÁRIA

Em uma tarde ensolarada de agosto pude participar ministrando oficinas artístico literárias no Colégio Sinodal Portão na programação da Feira do Livro de 2014. As oficinas atenderam crianças de Educação Infantil ao 4º ano dos Anos Iniciais e nelas foi possível integrar duas de minhas grandes paixões: Artes Visuais e Literatura para as Infâncias!
O artista que pintou um cavalo azul, A árvore magnífica, Pedro e Tina,  foram as obras literárias trabalhadas com as crianças. Pássaros que pousaram em uma árvore do colégio, impressões que formaram um varal colorido entre as árvores e ainda casas divertidas e inusitadas foram algumas das criações expressivas das crianças! Confiram!










domingo, 17 de agosto de 2014

RISCOS, RABISCOS, FORMAS... PODEM SER RETRATOS!

Retratos e autorretratos podem ter várias definições... Definições que podem ser criadas pelas próprias crianças. Retratos com riscos, rabiscos. Retratos que partem de formas definidas e já reconhecidas como: olhos, boca, nariz, cabelos. Cada criança tem seu tempo, sua trajetória e com ela vai construindo seu processo criativo. O professor/mediador incentiva, desafia, instiga as criações e produções expressivas. Como isso acontece? Esse processo pode acontecer de várias maneiras. Hoje à tarde, no Mirabolando, aconteceu com histórias de literatura para as infâncias, com instalação artística, com diferentes materiais expressivos. O resultado? Isso não é o principal... O mais importante? O processo... e desse não tenho como falar... vamos olhar!





















quarta-feira, 25 de junho de 2014

VIK MUNIZ para CRIANÇAS!

Arte contempoânea! Arte com chocolate, açúcar, geléia de morango, pasta de amendoim, lixo? VIK MUNIZ!

- Quem sabe quem é essa pessoa? (mostrando a imagem de Vik Muniz)
- Ele é um artista! O que é um artista?
- É quem pinta! (Maria Eduarda)
- Eu conheço Pablo Picasso! Mas ele já morreu. (Letícia)

E por aí começaram as conversas sobre as obras do artista.

Trabalhar com artistas brasileiros, contemporâneos, "vivos" e possibilitar às crianças momentos de experimentação com materiais inusitados ao elaborar suas produções instiga a curiosidade, a vontade de arriscar, ousar em seus trabalhos. Trabalhos que "abriram o apetite"!

Arte efêmera, comestível. Bisnagas com cremes coloridos ao invés de tintas, bolachas ao invés de papel, confeitos coloridos para o toque final ou para o processo inteiro! "Provar" a produção inventada, imaginada!

Segundo Vik Muniz: "o importante não é o artista, é o processo".

Nuvens, avião, fotografia?
Algodão, papéis coloridos?

Se você não entendeu muito bem todas essas palavras, não tem problema! As crianças que estiveram na oficina de sábado à tarde... um sábado lindo e ensolarado, com certeza sabem o que significam!

Experimentar outras possibilidades, suportes e materiais...

"Meu compromisso é com a experiência". (Vik Muniz)

















VIK MUNIZ... PARA PROFESSORES!

Pensar propostas que possam ser realizadas na escola a partir das obras do artista Vik Muniz não é nem um pouco difícil! Difícil é escolher qual a melhor possibilidade de trabalho na escola! Por esse motivo, os professores "desdobraram" suas possibilidades de trabalho em muitas outras ideias que vão ser colocadas em prática em suas salas de aula! Daqui alguns dias, mais desdobramentos!

terça-feira, 3 de junho de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AÇÕES DESENHANTES

O que move 15 professores em uma manhã de sábado chuvosa e muito fria reunirem-se?
A vontade de estar em constante processo de formação, a curiosidade, o interesse pelo ensino de arte e suas práticas em sala de aula! A manhã do último sábado de maio no Mirabolando foi repleta de arte!
A ação de desenhar deve estar presente no cotidiano das crianças de forma desafiadora, com diferentes materiais, suportes e propostas. Essas e outras reflexões permearam as discussões entre os professores presentes.
Teoria + prática = desdobramentos criativos na sala de aula!
 



 

OFICINAS M2 e M3

As casas continuam a incentivar as criações de maio do Mirabolando!
Tridimensionalmente representar uma casa, moradia, lugar para viver pode parecer um pouco mais complicado. Será? Mas com certeza é um novo desafio às mãos que estão acostumadas com lápis de cor, lápis de escrever e tantos outros materiais que registram as ideias no plano bidimensional.
Vamos arriscar? Ousar? Permitir a criação em outros formatos?
Confiram as produções...